A FADECIT foi conferir de perto o Seminário Internacional Design e educação: desafios para o novo milênio.

6 de outubro de 2017

Pelo 5º ano consecutivo a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais co-patrocina os seminários temáticos promovidos anualmente pelo Centro de Estudos, Teoria e Cultura e Pesquisa em Design (Centro T&C Design) da Escola de Design da UEMG.

Cerca de 100 pessoas participaram das palestras e debates sobre os desafios do Design para o novo milênio. Realizado no auditório da Casa Fiat de Cultura o encontro reuniu docentes, alunos, pesquisadores e interessados no assunto.

Sendo um dos eventos internacionais de maior relevância acadêmica, o Seminário busca criar um espaço para discutir questões importantes do ensino e pesquisa em design. Integrando profissionais da educação em design, do Brasil e do exterior, o encontro aspira uma melhor compreensão sobre o futuro pedagógico, diante das constantes e inovadoras mudanças, que acometem o panorama mundial. Neste sentido, o Professor Dijon de Moraes, refletiu sobre as dificuldades de definir conceitualmente o design, tendo em vista sua capacidade conata de acompanhar a vanguarda das inovações tecnológicas e social.

O Professor Vasco Branco, da Universidade de Aveiro, Portugal, falando sobre a mediação cultural de experiência das coisas e das causas, levantou a necessidade dos profissionais do Design promover um “ativismo poético”, pois, para ele, o design traz consigo uma condição estética, cada vez mais presente no horizonte humano e vinculado sem dúvida as suas necessidades praticas e subjetivas.

São muitas as questões a serem postas em torno do design. Quais conteúdos se mostram relevantes, na atualidade, para consolidar a sua contribuição como área efetiva do conhecimento inerente ao binômio produção e consumo. Além da urgente necessidade de observar as novas formas de economia, os novos comportamentos sociais, as questões ambientais, o valor da cultura e do território. Essas questões se colocam no âmbito da educação. Uma missão difícil que exige esforços coletivos com debate aberto e franco de ideias e novas proposições. Diante desse desafio a FADECIT apoia institucionalmente, co-patrocinando a realização do seminário com vistas a proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e intensificar a interdisciplinaridade na comunidade científica de referência.

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter