A FADECIT patrocina seminário sobre a educação e a cidadania para o trânsito de Divinópolis e região

29 de novembro de 2018

Com o objetivo de promover a conscientização e a reflexão sobre o sistema de trânsito de Divinópolis e da região Centro-Oeste de Minas Gerais, o curso de pós-graduação “lato sensu” em Psicologia do Trânsito da UEMG-Unidade Divinópolis realizou, no dia 23 de novembro, no auditório da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, o Seminário Educação, Trânsito e Cidadania.

O evento foi patrocinado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – FADECIT, e contou com parceria das polícias militar e civil, do Corpo de Bombeiros, da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e do Sindicato das Seguradoras (SindSeg MG/GO/MT/DF).

A abertura do seminário foi realizada pelo chefe do 7º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, Ivan José Lopes. Logo após, no período da manhã, foram realizadas duas conferências: “Comentários jurídicos sobre avaliação psicológica no contexto do trânsito – Normatização regulamentar” (Rodrigo Campos Comini, chefe do Setor de Controle de Clínicas do Detran-MG) e “Políticas públicas em educação de trânsito: a experiência em Minas Gerais” (Rosely Fantoni, chefe da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG).

Já no período da tarde, ocorreram as seguintes conferências: “Comportamento seguro e a prevenção de acidentes de trânsito” (major PM Henrique Chaves Aleixo, subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), “Crime de trânsito com culpa consciente” (Calixto Oliveira Souza, promotor), “Os impactos da violência no trânsito em Divinópolis” (Leonardo Moreira Pio, delegado regional da 10ª Delegacia da Polícia Civil em Divinópolis, e Marcelo Nunes Júnior, delegado de trânsito em Divinópolis) e “Articulação na educação para o trânsito nas escolas em Divinópolis” (Consuelo dos Santos Tolêdo, pedagoga da Settrans).

O evento foi encerrado com a premiação dos alunos classificados do concurso de redação sobre o tema “Nós somos o trânsito”, que contou com a participação de cerca de 800 redações de estudantes da 5ª a 9ª série do ensino fundamental de escolas públicas de Divinópolis e do Colégio Tiradentes.

Participaram do seminário cerca de 150 pessoas, entre estudantes e profissionais da área. “O evento buscou, também, conscientizar o cidadão para desenvolver atitudes e comportamentos seguros no trânsito, disseminar informações sobre os projetos que vêm sendo conduzidos pelo Detran/MG, pela Settrans e pelas polícias civil e militar e oferecer capacitação para profissionais envolvidos nessa área”, ressaltou o professor Jadir Raimundo da Silva, coordenador do curso.

Com Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter