“A PARCERIA COM A FADECIT FOI FUNDAMENTAL”. Professora da FAE e organizadora do evento, destaca o apoio da FADECIT na realização do 6ª Seminário Educação e Formação Humana.

18 de abril de 2018

A FADECIT vai sediar entre os dias 24 e 27 de abril o 6º “Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente” e o “I Simpósio Educação, Formação e Trabalho”.

A Assessoria de Comunicação foi conferir de perto os últimos preparativos e bateu um papo com a Professora Dra. Vera Lúcia Nogueira, da Faculdade de Educação (FAE) da UEMG e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Para a Professora Vera Nogueira o evento tem como objetivos promover o aprofundamento das reflexões e debates sobre a educação, a formação profissional e as políticas públicas, bem como fortalecer os laços de cooperação e interação entre programas de pós-graduação do país, além da integração com a graduação.

O evento será realizado pela segunda vez no Centro de Convenções da FADECIT e será aberto a todo o público que se interessar pela temática da Educação e, em especial, para professores do Ensino Superior e da Educação básica, pesquisadores e estudantes da pós-graduação e da graduação.

A seguir, leia a entrevista que tivemos com a Professora Vera.

O Seminário Educação e Formação Humana está chegando à sexta edição neste ano.
– Como você avalia a importância do seminário nesse período?

Sua primeira edição foi em 2013. Desde então, o Seminário vem se constituindo como um importante espaço de debates, reflexões, trocas e divulgação do conhecimento, espaço este, produzido pelas pesquisas do campo da educação. Chegar ao sexto ano consecutivo é, sem dúvida, resultado da excelente acolhida e do reconhecimento por parte da comunidade acadêmica. Exemplo desse sucesso é a abrangência que o evento alcançou na sua última edição, em 2017, quando recebemos participantes de várias cidades dos Estado de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. De outro modo, podemos dizer que o Seminário e Simpósio, representam a nossa forma de dizer para a sociedade que acreditamos na possibilidade de construir uma educação de qualidade e, ao mesmo tempo, de mostrar que, como instituições de ensino públicas, a UEMG e o CEFET-MG, trabalham para oferecer aos seus estudantes uma formação de qualidade e, também, para construir um amplo espaço de debates públicos sobre a educação em nosso país. O evento é, portanto, parte de nosso compromisso institucional e social com a sociedade.

Neste ano, o Seminário acontecerá em parceria com a FADECIT.
– Como funcionará essa parceria?

Olha, na verdade, iniciamos a parceria no evento anterior e, este ano a consolidamos, de forma mais articulada. Contamos com o apoio total da Presidência da FADECIT. A Fundação está contribuindo tanto com a produção das peças de divulgação, quanto com a própria divulgação do evento. Além disso, contamos com apoio financeiro para cobrir os custos relativos ao uso do excelente espaço físico do Centro de Convenções. O Professor Gilson Soares acolheu o nosso evento, demonstrando uma sensibilidade enorme em relação aos esforços que temos empreendido para esse evento. Nesse momento de grande recessão, de cortes de recursos e de uma desqualificação constante das instituições públicas de ensino superior, a parceria com a FADECIT foi fundamental.

O “I Simpósio Educação, Formação e Trabalho”, será realizado junto ao Seminário.
– Qual a contribuição que o evento pretende trazer para os participantes?

O Simpósio vem acrescentar ainda mais ao evento ao ampliar o debate sobre a educação e o trabalho e, ainda, por trazer para a mesa de discussão questões atinente ao campo da Educação Profissional e da Educação Tecnológica, temática fundamental para se conhecer um pouco mais sobre o mundo do trabalho, seus desafios e perspectivas frente à educação. Além disso, estaremos debatendo temáticas novas, como a questão do “gesto profissional”, e outras indispensáveis, como a “Ética” no âmbito da educação tecnológica. De igual modo, tanto o Seminário quanto o Simpósio, têm a dimensão da formação humana transversalizando todos os debates.

O que você destacaria na programação do seminário.
– Podemos aguardar alguma surpresa?

A programação foi muito bem planejada e em todas as atividades o público irá sair bastante satisfeito com o nível e a qualidade dos participantes, bem como dos temas abordados. A principal novidade deste ano são os simpósios e a abertura para apresentação de trabalhos, por estudantes de graduação. Isso tornará o evento um espaço rico e privilegiado de trocas, intercâmbios e aprendizagens mútuas.

O evento é aberto a todos ou pretende atingir um público especifico? Ainda dá tempo para fazer a inscrição e diga-nos como os interessados podem proceder?

O evento é aberto a todas as pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco mais a respeito dos debates atuais do campo da educação e, ainda, conhecer, de primeira mão o que está sendo produzido no âmbito das pesquisas acadêmicas sobre diversos temas educacionais.

Fique atento:


Data:
24 até 27/04/2018
Local:
Centro de Convenções e Eventos da FADECIT – Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, em Belo Horizonte
Clique aqui e acesse o site do evento
Assessoria de Comunicação

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter