BH sedia 5º Encontro Internacional de Cidades Felizes.

5 de dezembro de 2019

A presidente da FADECIT, Profª Jacqueline Ávila Ribeiro, falou na abertura do 5º encontro internacional de Cidades Felizes, que aconteceu na quarta-feira, 4, no SEBRAE Minas.

 O 5º Encontro Internacional de Cidades Felizes está sendo um espaço de colaboração, inspiração e estímulo que permitirá o fortalecimento, de forma participativa, em modelos de cidades baseados na felicidade e no bem-estar das pessoas. O encontro começou no dia 3 com um evento paralelo, o fórum Delta e termina hoje.

Durante a sua breve fala, a presidente da FADECIT, Prof.ª Jacqueline Ávila, tocou em um ponto fundamental: Educação e Felicidade. A FADECIT tem em sua missão, apoiar projetos ligados ao ensino, à pesquisa, à extensão universitária e ao desenvolvimento sociocultural de jovens e adultos.

Todas as pessoas buscam a felicidade.  É o que o ser humano, de uma forma ou outra, almeja. É importante uma educação para a felicidade.

A programação do 5º Encontro Internacional de Cidades Felizes buscou tratar de assuntos relacionados às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando alinhar as propostas da ONU aos benefícios da felicidade, debatendo para isso temas transversais ligados à ciência da felicidade. A busca destes objetivos trazem benefícios para a comunidade e, sobretudo realização pessoal.

Durante a sua fala, a Presidente da FADECIT, ressaltou que a Fundação estava ali para aprender. E disse que muito poderá ser feito, com a ajuda de gestores imbuídos neste propósito.  Disse também que ficou impressionada com os projetos desenvolvidos em cidades como Quillota no Chile, em Medellín, na Colômbia e em Nova Serrana (MG).

Segundo dados das Nações Unidas, o ano de 2015 apresentou uma oportunidade histórica e sem precedentes para reunir os países e a população global e decidir sobre os novos caminhos, melhorando a vida das pessoas em todos os lugares. Essas decisões determinaram o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Desde o primeiro Encontro de Cidade Felizes, ocorrido naquele ano, este propósito vem sendo perseguido por instituições e pessoas interessadas no assunto.

Com a realização do encontro em Belo Horizonte, a FADECIT foi convidada a fazer parte do evento apoiando-o institucionalmente. A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da “Rio+20” – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, Brasil. Portanto, a FADECIT logo sentiu-se identificada com o projeto.

A Presidente Prof.ª. Jacqueline disse, em sua fala, que todos podem contribuir fazendo a sua parte. Para ela, a FADECIT, com seus projetos ligados ao desenvolvimento da educação e apoiando a Universidade do Estado de Minas Gerais é uma pequena semente. Mas, que bem cultivada, poderá no futuro gerar frutos importantes.  Um ambiente escolar propício, professores reconhecidos e estimulados, ajudam estudantes a desenvolverem plenamente sua capacidade. E não se trata, disse a presidente, “apenas de garantir a diversão”, mas de despertar a curiosidade, “motivar a busca pelo conhecimento e cuidar para que os alunos vejam que a educação gera um ambiente de encanto e possibilidades”.

O evento é uma realização do Instituo Movimento pela Felicidade, com correalização do Sebrae e Instituto Del Bien Estar. Conta com o apoio da FADECIT e de outros importantes parceiros e será encerrado hoje.