Dom Joaquim Mol, Bispo auxiliar de BH e Reitor da PUC Minas visitou a FADECIT.

17 de dezembro de 2019

A Presidente da FADECIT, Prof.ª Jacqueline Ávila Ribeiro, recebeu nesta terça-feira, 17, o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB e membro do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano.

A visita do Magnífico Reitor da PUC Minas teve como objetivo reforçar os laços que unem a Fundação e a Universidade Católica, naquilo que é comum a ambas: a promoção da dignidade da pessoa através do acesso a Educação.

Na ocasião, a Presidente Jacqueline Ávila, colocou a FADECIT à disposição da Arquidiocese de Belo Horizonte para atuar no diálogo entre a educação, cultura e igreja. Além de discutirem o papel de uma Universidade Católica frente ao cenário atual.

Aproveitando a proximidade das festas do Natal, dom Joaquim, além de conhecer a FADECIT e o memorial do Professo Aluísio Pimenta, criador da Entidade, falou brevemente aos funcionários sobre o natal, dando-lhes uma mensagem de ânimo e esperança, concedendo-lhes ademais uma benção natalina.

A presidente salientou a importância de manter o diálogo com as instituições e destacou a importância da Igreja Católica no Brasil, como mediadora e contraponto numa sociedade cada vez mais plural.

“Fiquei muito alegre em receber a visita de Dom Joaquim” disse a presidente da FADECIT, recordando que a PUC Minas, cumpre 61 anos, prestando um imenso serviço ao nosso Estado.

A presidente também destacou que nossa sede é vizinha a catedral Cristo Rei. Além da importância do edifício – obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer – será com certeza um polo de fé e cultura.

O lema episcopal de Dom Joaquim é “Deus é amor”. Ele explica que como fundamento de todas as coisas e como explicação única para este ato de fé: ser bispo na Igreja de Jesus Cristo, na verdade, o menor e o último dos bispos. Foi neste clima que ele ao final da visita, reuniu-se com os funcionários da FADECIT e concedeu a todos sua bênção, desejando um Natal abençoado e um ano de 2020  próspero.