fundacao

Hall de entrada do Memorial

O Memorial Professor Aluísio Pimenta possui uma coleção particular do próprio homenageado. A coleção, de um modo geral, é composta por documentos em suporte de papel, placas de metal, troféus, alguns artefatos de couro, além de fotografias.

A atual exposição do Memorial conta com 153 peças da coleção particular do professor Aluísio Pimenta e outras 256 arquivadas para serem expostas em momento oportuno. No total, são 409 peças.

As peças expostas foram divididas de acordo com três fases da vida do professor Aluísio Pimenta: personalidade pública, educador e homem familiar.

As visitações ao Memorial podem ser agendadas gratuitamente para escolas e grupos de pessoas interessadas pelo telefone: (31)3319-8700 ou pelo e-mail eventos@framinas.org e deverão ocorrer de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h..

fundacao

Acervo do Memorial

O acervo do Professor Aluísio Pimenta constitui um rico acervo que agrega toda a coleção bibliográfica pessoal do professor Aluísio Pimenta, criador da Fundação.

O acervo é composto, em grande parte, por títulos nas áreas de humanidades, aplicadas, sociais, educação, além de literatura nacional e estrangeira, entre outros.

Para comportar a coleção, foram adquiridas as melhores estantes de aço disponíveis no mercado, e expositores de obras para abrigar obras especiais, relatórios e periódicos.

O acervo conta com mesas para leitura e estudo, ar refrigerado e em breve terminais para consulta do acervo e à internet.

Para saber mais sobre a biblioteca do memorial, envie uma mensagem para eventos@framinas.org ou ligue para (31)3319-8700

A Oficina do Saber é uma ação social da FUNDAÇÃO que visa proporcionar às escolas públicas em seu entorno a participação e a experiência, para seus estudantes, em novas formas de aprendizado a partir do lúdico, através de oficinas pedagógicas. A Fundação se propôs, portanto, a acolher e realizar eventos e ações culturais, científicas e acadêmicas como forma de estreitar laços e beneficiar as diversas comunidades a seu redor.

As oficinas são atividades extensionistas, cunho artístico e cultural, em turnos complementares aos horários de aula, e tiveram início em outubro de 2015, após um longo processo de concepção e desenvolvimento, que envolveu diversos profissionais especializados, e após um extenso diagnóstico realizado nas instituições escolares próximas da Fundação.

As escolas interessadas em agendar uma visita às instalações culturais da Fundação ou em participar das oficinas pedagógicas devem realizar o agendamento pelo telefone: (31)3319-8700 ou pelo e-mail eventos@framinas.org

Esta é mais uma forma de apoio à educação, através do fomento a expansão dos horizontes e de desenvolvimento de habilidades cognitivas das crianças participantes, realizado pela FUNDAÇÃO em prol da sociedade.