FUNDAÇÃO apoia projeto de formação de hortas em escolas públicas

23 de novembro de 2015

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais , desde sua criação, apoia projetos que visam a consolidação do conhecimento científico e acadêmico no Estado. Programas ambientais e socioculturais também foram contemplados com apoio e suporte financeiro da Fundação. É o caso do projeto “Formação de Hortas nas Escolas: Alunos de Hoje, Cidadãos de Amanhã”, em fase piloto na Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte.

O projeto tem o objetivo de capacitar alunos de 11 a 17 anos do Ensino Fundamental II e Médio em boas práticas agrícolas e ambientais, uma vez que as atividades relacionadas ao uso racional do solo, da água e das plantas constituem uma eficiente forma de aprendizado, além de proporcionar à criança e ao adolescente contato direto com a natureza.

Atualmente, a maioria das escolas públicas possui áreas ociosas, que podem ser aproveitadas na implantação de hortas com o intuito de fomentar o ensino-aprendizagem. Espera-se que os alunos possam, com essas atividades, aprender, na prática, temas como o uso adequado do solo, o ciclo dos nutrientes, a interação das plantas com os microrganismos, a adubação orgânica, o uso racional e econômico da água, o manejo integrado de pragas e doenças, dentre outros.

O programa também visa fortalecer o hábito dos alunos em consumir verduras e legumes de forma adequada, saudável e segura e criar nas escolas áreas verdes em harmonia com as estruturas urbanas. Além disso, os produtos originados das hortas podem servir como alternativa complementar à merenda nas instituições da rede pública estadual.

A escola receberá toda a estrutura e o material necessários para implantação e manutenção da horta, como: sementes, mudas, esterco, balde, enxadas, rastelos, pazinhas de mão e kit de irrigação, além de materiais didáticos.

Com início em setembro, o programa terá duração de quatro meses e será totalmente financiado com recursos da Fundação.

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page