FADECIT participa da Inauguração da Galeria de Reitores da UEMG

17 de abril de 2018

Numa solenidade marcada pela emoção e pelas boas recordações, a UEMG reuniu uma boa parte dos seus ex-dirigentes para inaugurar a Galeria histórica com os quadros de cada Reitor que passou pela Instituição desde sua fundação, em 1989.

Com o apoio da FADECIT, o evento contou com a presença do Presidente da Fundação Professor Gilson Soares que, foi acompanhado do Assessor Ivan Arruda.
A solenidade foi presidida pelo Vice-Reitor Professor José Eustáquio de Brito, representando o Reitor da Instituição Professor Dijon Moraes, enlutado em razão da morte do pai, ocorrido no mesmo dia.

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é considerada a 3ª maior universidade pública de Minas, possui vários campi educacionais, que oferecem cursos de graduação e pós-graduação distribuídos nas seguintes cidades-polos: Abaeté, Belo Horizonte (sede), Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Ibirité, Ituiutaba, Frutal, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá

A UEMG veio suprir a carência da educação superior no interior de Minas e desde sua criação vem cumprindo sua missão de formar jovens e adultos para o mercado de trabalho.
A galeria que foi inaugurada prestou homenagem aos Reitores Aluísio Pimenta, Gerson Boson, Hélio Pontes, José Antônio dos Reis, Janete G.B Paiva e Marília Sidnei Mendonça.
Suas experiências nas áreas da administração e educação trouxeram para a Universidade uma miríade de excepcionais oportunidades que a fez em pouco tempo de existência, referência no Estado e no País.

A Galeria é uma maneira de homenagear ex-Reitores da Instituição, resgatando, ao mesmo tempo, um pouco da história da Universidade. Na cerimônia estiveram presentes alguns dos homenageados, além de familiares e pessoas do meio acadêmico. Dentre os presentes destacamos o Presidente da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Evaldo Ferreira Vilela e a artista plástica Priscila Freire.

A FADECIT, prestes a cumprir 22 anos, vem sendo desde sua criação parceira da UEMG, apoiando seus Projetos de Extensão e Pesquisa. A inauguração da galeria contou com o apoio financeiro da Fundação. Na solenidade esteve presente também, a ex-presidente da FADECIT e viúva do primeiro Reitor da UEMG Professor Aluísio Pimenta, Wanda Júlia Lacerda de Carvalho.

O Presidente da FADECIT Professor Gilson Soares, que foi no passado Pró-Reitor de Ensino da UEMG, resumiu a importância do evento dizendo “Nós passamos aqui bons tempos de nossa vida”. E completou: “Isso não é uma homenagem, é um reconhecimento”. Gilson Soares ressaltou a importância da iniciativa e refletindo sobre o valor da preservação da memória, seja afetiva ou histórica, dizendo:

“Acho muito importante o que está acontecendo aqui hoje. Há muito tempo que acompanho a UEMG, há mais de 20 anos, e vejo que as pessoas vão sendo substituídas e a história vai se perdendo… Então, é preciso ter alguns marcos simbólicos que registrem cada momento pelo qual a instituição passou. Hoje está servindo para isso. Para relembrarmos os Reitores do passado, o que já foi feito, o momento da UEMG em situações diversas, diferentes da que temos hoje.

Quando a gente pensa em termos de memória, somente há pouco tempo se começou a dar valor, de fato, e a se buscar realmente a história de empresas, governos, organizações, no sentido de você poder enxergar melhor o futuro. Tentar entender o que foi esse passado para se preparar melhor para o presente e o futuro. “Com uma iniciativa como essa, que contou com o apoio da FADECIT, acho que mais do que nunca a Universidade demonstra estar preocupada com isso, com essa guarda de sua memória”.

Assessoria de Comunicação

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter