FADECIT recebe nova turma de Jovens Aprendizes.

17 de fevereiro de 2020

Quatros  jovens do projeto “jovem aprendiz CEDUC Virgílio Resi”  foram selecionados, visando uma oportunidade de trabalho como aprendiz na FADECIT.

A nova turma de aprendizes foi recebida pelo assessor da presidência, João Medina, representando a Presidente Jacqueline Ávila. O assessor transmitiu aos jovens a mensagem da presidente: “Aproveitem essa nova  jornada que hoje se inicia. Fazer parte do Jovem Aprendiz  é estar dentro de um dos mais eficientes programas de colocação no mercado brasileiro de trabalho. E a FADECIT  lhes ajudarão  tornando o caminho mais  fácil”.

Os 4 jovens, de 19 anos, foram distribuídos em diversos setores administrativos e operacionais e poderão ser remanejados com o tempo, para viver novas experiências.

O coordenador de Infraestrutura e, responsável pelo programa na FADECIT, Sérgio Magalhães, preparou a acolhida dos novos aprendizes oferecendo-lhes todas as informações sobre a Fundação. Através de recursos como PowerPoint contou-lhes como funciona o dia a dia da Instituição, as peculiaridades de cada setor e deu um breve resumo da vida do fundador, professor Aluísio Pimenta.

Ao nosso site, Sérgio Magalhães disse que esse projeto além de fornecer uma importante ajuda nas tarefas cotidianas da Fundação é um projeto de grande valor pedagógico e ético já que “formam  jovens não apenas para o trabalho, mas para a vida” citando o lema da organização CEDUC – Virgílio Resi, que também estréia na FADECIT.

Sérgio Magalhães explicou que as metodologias educacionais desenvolvidas pelo CEDUC partem do princípio de que o jovem é o grande artífice da sociedade que vivemos e citando o fundador da organização disse “por isso, o grande problema da sociedade é, antes de mais nada, educar os jovens. Uma educação que seja verdadeira, ou seja, correspondente ao humano”

O método educativo utilizado no CEDUC Virgilio Resi tem como ponto de origem e de contínua retomada, o método “Educar é um risco” de Luigi Giussani, utilizado em diversas nações e tradições. Giussani é um padre católico, educador e intelectual italiano, fundador do movimento católico de Comunhão e Libertação.

O jovem aprendiz é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. O Programa que a FADECIT abraça recebendo a turma que hoje começa na Fundação,  busca contribuir para a formação de jovens independentes, aptos a fazer novas interpretações de mundo, e que saibam tomar decisões, intervindo de forma positiva na sociedade.