Jacqueline Ávila, Presidente da FADECIT, foi recebida na ALMG pelo Deputado João Vítor Xavier.

2 de outubro de 2019

O Deputado João Vítor Xavier, Presidente da Comissão de Minas e Energia e membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia recebeu em seu gabinete, a Presidente da FADECIT, Professora Jacqueline Ávila Ribeiro. O jovem Deputado exerce, também, o cargo de suplente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude.

João Vítor é filiado ao Cidadania. Segundo a imprensa local, com o apoio do DEM, poderá ser lançado à corrida pela prefeitura de Belo Horizonte. Na recente pesquisa encomendada pela CDL-BH (Câmara dos Dirigentes Lojistas) o “prefeituravél” do Cidadania aparece com 2% na pesquisa – lembrando que estamos a um ano e uma semana da eleições municipais de 2020 e como diz em Roma, todo cardeal pode vir a ser papa.

Foi neste cenário que a Presidente Jacqueline Ávila apresentou ao deputado a Fundação de apoio à UEMG, FADECIT, criada pelo ex-Reitor da UFMG, Ministro da Cultura e intelectual renomado, Professor Aluísio Pimenta, falecido em 2016.

A Presidente explicou ao deputado que perante a crise orçamentária das universidades públicas as  fundações de apoio são estratégicamente importantes para alavancar recursos, públicos e privados, e oferecer um apoio essencial para que a ciência, tecnologia e inovação do país possa se desenvolver.

Neste contexto, a FADECIT prestou ao longo dos seus 23 anos, considerável apoio ao desenvolvimento extensionista da Universidade do Estado de Minas Gerais – que está comemorando 30 anos.

Mas tudo isso, declarou a Presidente, “depende do dinamismo e dos recursos oriundos de Fundações, como a FADECIT”. A meta da Presidente ao se reunir com o Deputado é buscar formas, entendimentos e parcerias que possibilite, a missão da FADECIT, ou seja, captar e gerir fundos para alavancar a pesquisa e extensão da UEMG, cumprindo, sobremaneira, sua missão estatutária. Por isso, disse a Presidente, “é preciso que a FADECIT continue prestando seus serviços, com a lisura e competência – qualidades construídas em duas décadas de história – na realização de concursos públicos e na gestão de projetos”.

Além do Executivo Institucional da FADECIT, Saulo Serra, esteve presente o Assessor da Presidência, João Medina. A reunião foi realizada na tarde de terça-feira, 01 de outubro, e discorrida na mais profunda cortesia encerrou-se com o convite da Presidente para que o Deputado conheça a sede da FADECIT e o Memorial do Professor Aluísio Pimenta.