Jacqueline Ávila Ribeiro é a nova Presidente da FADECIT.

20 de dezembro de 2018

A Conselheira Jacqueline Ávila Ribeiro foi eleita a nova Presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais- FADECIT, nesta quinta-feira, 20 de dezembro. Ela toma posse no dia 16 de janeiro e o mandato tem duração de quatro anos.

Depois de feito o anúncio de sua eleição, a presidente eleita disse que seu objetivo à frente da instituição, em linhas gerais, passa por não esgotar as possibilidades de atuação que a FADECIT tem, “não temos certeza do sucesso, mas acreditamos firmemente ser possível articular as forças positivas e as expertises que se associaram à Fundação ao longo dos anos para fazê-la se recuperar”.

O Vice-presidente será o Conselheiro José Arnaldo da Matta Machado.

Professor universitário da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1998 até a presente data é Especialista em Didática para o Ensino Superior, Pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela UFMG e tem Mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT.

O Vice-presidente eleito acredita que as ações que os novos dirigentes da FADECIT deverão tomar se restringirá em não deixar que a Fundação, criada com tanto zelo e coragem, se perca num contexto de adversidades, que segundo ele, é temporária.

A FADECIT foi criada em 1996 pelo Professor Aluísio Pimenta com a missão precípua de apoiar a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG em suas ações nas áreas da Educação, Pesquisa, Ciência e Tecnologia e funciona como um mecanismo de suporte, viabilização e flexibilização para seus projetos.

A Presidente eleita possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2001). Foi Diretora da Escola de Design/UEMG e Gerente Técnica de Desenvolvimento da FADECIT.

 Jacqueline Ávila afirmou que “com a consciência de que temos o privilégio de trabalhar numa Fundação que se preocupa com a Educação, nosso negócio e a nossa missão é seguir acreditando na capacidade do homem de transformar o seu meio e a si, investindo no desenvolvimento intelectual, cultural, tecnológico, cientifico e humano de jovens e adultos. Desejamos fazê-lo com imaginação e coragem, unidos por um mesmo ideal, buscando incansavelmente o resgate dos princípios que inspiraram os criadores da FADECIT por meio de uma gestão eficiente”.

A Presidente Eleita substitui o Professo Gilson Soares que dirigiu a Fundação desde a renúncia da Professora Wanda Julia de Carvalho Lacerda. O Presidente disse “Nos próximos anos, acreditamos concluir o processo de superação da crise que se abateu sobre o país e esperamos recolocar no patamar de destaque o espaço que a FADECIT sempre ocupou entre suas congêneres. Para tanto, é necessário que mantenhamos o foco nos resultados que queremos atingir. Ou seja, o caminho de sacrifício e de tomada de decisões que nem sempre agradarão a todos pavimentarão boa parte da nossa gestão”.

À frente da Fundação, Jacqueline Ávila inicia o mandato para os próximos quatros.

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter