LEIA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DA PRESIDENTE NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE – FADECIT.

17 de agosto de 2020

Senhoras, Senhores,

É um grande prazer estar aqui, na qualidade de Presidente da FADECIT para fazer esse lançamento.

Vivemos momentos difíceis.

Vivemos tempos incertos.

Mas é justamente em momentos assim que nosso esforço deve ser maior e a FADECIT tem se empenhado, apesar de todos os obstáculos, em cumprir com dignidade sua missão de apoiar e executar projetos de educação, ciência e tecnologia, voltados para as necessidades da comunidade.

Este lançamento representa, para nós da FADECIT, a oportunidade de apoiar um projeto educacional que, por meio dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, permitirá a alfabetização em um idioma estrangeiro em menos tempo e de forma mais consistente.

Este programa vai ao encontro do decreto do Governo Federal Nº9.765 de 11 de abril de 2019, em promover a alfabetização baseada em evidências científicas e combate ao analfabetismo absoluto e funcional.

Todo ser humano possui capacidade inata para aquisição da linguagem.

Estimulados pelos processos de socialização, a princípio no ambiente familiar e, posteriormente, ao longo da escolarização e da vida em sociedade, o indivíduo desenvolve e é formado em sua língua materna.

No mundo atual, entretanto, a capacidade de se comunicar em uma segunda língua, que não a língua materna, torna-se primordial para uma atuação significativa em sociedade.

Com o desenvolvimento das redes de comunicação e fortalecimento dos processos de globalização da economia, intensificando o fluxo e a circulação de bens, serviços e pessoas ao redor do mundo, a relação entre os povos está cada vez mais próxima e intensa resultando na necessidade crescente de um segundo domínio linguístico.

Nos dias atuais, a importância da aprendizagem de uma segunda língua representa não apenas a possibilidade de obter fluência em outro idioma, mas favorece em ampla escala a aquisição de competências interculturais uma vez que, segundo os especialistas na área, melhora as habilidades cognitivas, e amplia as oportunidades tanto de crianças quanto de adultos.

A FADECIT, portanto, se sente orgulhosa de poder contribuir, por meio desse projeto, para que a aprendizagem de outro idioma seja acessível a um maior número de pessoas.

A difusão dos meios digitais e do ensino à distância têm reduzido os custos na oferta de cursos de língua estrangeira, mas a aprendizagem nem sempre é efetiva e satisfatória fazendo com que as pessoas desistam no meio de sua trajetória.

Por essa razão, estamos apoiando uma tecnologia que possui patente mundial de direitos autorais e cuja aplicação permite reduzir o aprendizado de outro idioma, no caso o inglês, num processo que inclui a fala, a escrita, a leitura e a comunicação em um período entre 4 a 12 meses.

O inglês será o foco inicial, uma vez que, pesquisas apontam ser a língua mais falada no mundo seja como idioma oficial em mais de 50 países, seja como segunda língua mais falada em outros lugares.

Assumimos, desse modo, uma postura proativa, buscando soluções por meio de inovações científicas e tecnológicas, para garantir que a educação, em todas as suas manifestações, seja a principal beneficiada, na convicção de que somente uma sociedade que privilegie a educação contará com cidadãos capazes de ultrapassar os limites impostos pelos problemas econômicos e de saúde pública que agora enfrentamos.