Novos Conselheiros tomam posse e é escolhido o novo Presidente do Conselho Fiscal

31 de maio de 2019

Cerimônia ocorreu em 31 de maio, na sede da FADECIT.

A posse, realizada durante a reunião mensal do Conselho Fiscal, contou com a presença da Sra. Jacqueline Ávila Ribeiro, Presidente do Conselho Curador da Entidade.  Também estavam presentes os Conselheiros Gustavo Leão de Carvalho Cândido, José Geraldo Alves Leal e o Secretário dos Conselhos, João Luiz de Souza Medina.

A Presidente deu boas-vindas aos novos membros e desejou-lhes muito sucesso. Explicou a importância do Conselho Fiscal na estrutura orgânica da Fundação e, disse contar com eles, para tornar a FADECIT dinâmica e adequada aos tempos atuais. A Presidente Professora Jacqueline enfatizou que será apropriada a entrada de novos integrantes – oriundos da academia e do direito – pois, possibilitará aproveitar as novas ideias dos recém-chegados para aperfeiçoar a gestão administrativa da Fundação.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da FADECIT. Responsável por emitir parecer anual sobre a gestão, entre outras atribuições, é composto por três membros efetivos e um suplente, eleitos, pelo Conselho Curador, a cada dois anos, via indicação dos membros. Reúne-se, ordinariamente, uma vez ao mês e extraordinariamente sempre que necessário, com quórum mínimo de três membros.

Para a Presidente da FADECIT, Professora Jacqueline Ávila Ribeiro, “é importante que o Conselho Fiscal mantenha o foco em direcionar a Fundação no caminho do desenvolvimento sem deixar de lado os ideais que condicionam a nossa instituição e, dentre eles, aqueles deixados pelo nosso Fundador, Professor Aluísio Pimenta”. Segundo a Presidente, “a base do sucesso dos nossos negócios”.

Foi empossado como membro titular o Senhor Eduardo Nelson de Senna, natural de Belo Horizonte. Dentre outras funções, foi Assessor da Vice-Presidência da República, Assessor da Secretaria da Cultura de Minas Gerais, Gestor do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Vice-presidente da Associação de Amigos do Museu Mineiro e Diretor de Projetos e Eventos do Museu Inimá de Paula de Paula, em Belo Horizonte.

Na ocasião, também tomou posse, como suplente, em conformidade com o Estatuto da Fundação o Professor das disciplinas de Planejamento Fiscal e Tributário, Contabilidade Geral, Gestão e Custos dos Serviços Contábeis na FACISABH, Senhor Antônio Baião de Amorim. Graduado em ciências contábeis pela UCDB, tem Pós-graduado em Gestão Financeira pela PUCMG. É mestre em administração pela FEAD e doutorando em administração pela PUC-MG.

Os dois novos integrantes, se juntam, aos recém-empossados Conselheiros José Geraldo Alves Leal e Gustavo Leão de Carvalho Cândido, acontecido em 25 de abril passado.

Com a composição concluída do Conselho Fiscal, foi escolhido, como Presidente do órgão, José Geraldo Alves Leal, para o mandato de dois anos.

(Assessoria Comunicação/FADECIT)