A PRESIDENTE

Wanda Júlia de Carvalho Lacerda

Wanda Júlia de Carvalho Lacerda

“Há momentos em que a palavra é tradição a ser cumprida. Falarei, portanto, desejando ser ouvida, mais que ouvida, entendida. Pesa-me a responsabilidade, mas alivia-me crer que a minha investidura no cargo, não é por acaso. Cheguei porque o quis com todo o meu coração e também porque vocês o quiseram e o permitiram.Agradeço a todos aqueles que nos convidaram e votaram em nosso nome.

Neste ato de vocês me receberem e no meu de chegar ficam claros atos de vontade soberanos e livres.

Entretanto, devo-lhe dizer-lhes a que venho. Não pretendo apresentar-lhes plano de trabalho, pois já o fiz antes das eleições.

Sabemos que vários nos antecederam e outros hão de suceder-nos. Todos merecem nosso respeito e reconhecimento porque emprestaram sua dedicação e experiência para amalgamar as bases desta instituição.

Entretanto, preocupa-me a quem devo suceder!

Professor Aluísio Pimenta, admirável homem público, exemplo de sábio e probo, comprometido com a educação e com os mais sublimes valores e direitos do ser humano.

Assim, serei fiel aos princípios que aprendi com meus pais e esposo, reforçados na convivência com o Prof. Aluísio que nunca se revestiu da vaidade do poder, fiel a si mesmo, pacificador, harmonioso, equilibrado e sereno. Sempre amou a vida. Construtor de pontes duradouras de esperança, perdão e transparência. Pontes que promovem o crescimento e a aproximação dos homens.

A primeira e singular tarefa é a fidelidade à instituição e respeito aos que a dignificaram principalmente a quem sucedo.

Fidelidade aos princípios que regeram a sua criação e o seu estatuto, recordando que ela existe para o homem e não este para ela.

Fidelidade aos princípios éticos que envolvem um sistema educacional.

Fidelidade aos superiores valores da vida, proporcionando programas sociais.

Fidelidade ao meu Estado e ao País.

Fidelidade aos que trabalham na instituição não admitindo postura que não seja reta, firme, corajosa, digna, sem jamais dela abdicar.

Fidelidade à posição da Fundação, como instituição de ponta, confiável, nunca posta em condição inferior, por comodismos e omissões.

Colocá-la no topo, como convém a instituição que visa engrandecer o país. É o objetivo, é a meta.

Serei enérgica para restabelecer o equilíbrio violado, mas serena para compreender as dificuldades que envolvem o ser humano.

Posto a que venho, sabedores desde agora, espero que vocês possam compreender-me e mais, ajudar-me nessa tarefa que não é pequena, ao contrário é grande.

Homenageio, em especial, o Vice-Presidente, Prof. Ramón Villar Paisal, que ora deixa o cargo, pelo respeito na condução dos trabalhos, pela competência, e lhaneza no trato para com todos.

Agradeço a quantos aqui vieram, honrando-nos com suas presenças:

Autoridades, imprensa, reitor, diretores de diversas unidades, professores, familiares, filhos, noras, genro, irmãos, cunhados, amigos e colaboradores.

Que Deus me conceda as bênçãos necessárias neste compromisso de servir que enriquece e gratifica o coração humano.

Muito obrigada!!!”

Professora Wanda Júlia de Carvalho Lacerda