Presidente da FADECIT é agraciada com a medalha “amigo da Marinha”.

23 de janeiro de 2020

A Presidente da FADECIT, professora Jacqueline Ávila Ribeiro, recebeu nesta quarta-feira, 22, a medalha “amigo da Marinha, concedida pelo Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais,  Nicácio Satiro de Araújo.

A honraria foi oferecida à presidente pelo trabalho dedicado e abnegado que vem exercendo na presidência da Fundação.

O gesto da Capitania fluvial em Minas, representa, também, uma homenagem à FADECIT, que ao longo de duas décadas trabalha incansavelmente pela educação, apoiando o desenvolvimento da pesquisa e extensão na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

No último dia 16, a presidente Jacqueline Ávila e o vice-presidente José Arnaldo comemoram o primeiro aniversário conduzindo a FADECIT. A homenagem prestada pela Marinha coroa o trabalho que ambos vêm fazendo na Fundação, criada em 1996 pelo professor Aluísio Pimenta.

A cerimônia aconteceu na pequena cidade de São José da Barra, margeada pelo lago de Furnas, também conhecido como “mar de Minas”.

A presidente foi condecorada pelo Capitão de Corveta Fábio Luís Moreira Jacobucci Bambace, que será empossado hoje (23) como Delegado fluvial de Furnas, em reunião solene na qual a presidente também estará presente.

A presidente esteve acompanhada de Luiz Gomes, além de grande comitiva de BH, na qual se destacava o empresário Roberto Gontijo. Paulo Sérgio de Leandro Oliveira, prefeito da cidade anfitriã, compareceu representado a todos os munícipes.  Foi registrada a presença do empresário Fabiano Lopes Pereira, presidente do consórcio Multimarcas, do cantor Marco Sérgio de Oliveira Bavini, filho do mítico sertanejo Sérgio Reis, além de graduados representantes da Marinha brasileira, como o vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha e a tenente Luíza Mauta.

A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho que exercem.

Ao comentar o recebimento da honraria, a presidente Jacqueline disse emocionada: “é muito emocionante receber está medalha. Sinto como se fosse o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para levar adiante a Fundação”. E concluiu refletindo: “Receber a medalha ‘amigo da Marinha’ nos envaidece, nos enche de orgulho e é uma honra muito grande, e nos mostra que sendo reconhecidos dessa forma estamos no caminho certo. Compartilho com todos os colaboradores da FADECIT essa alegria”.