Presidente da FADECIT participa da inauguração da Delegacia Fluvial de Furnas.

24 de janeiro de 2020

Na última quarta-feira, a presidente da FADECIT, professora Jacqueline Ávila Ribeiro, foi condecorada pela Marinha recebendo a medalha “amigo da Marinha”, honraria criada em 1966 para distinguir aquelas pessoas e instituições que divulgam a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à instituição e na divulgação da importância do mar para o país.

A imposição da medalha foi também uma homenagem prestada à FADECIT pelo seu meritório trabalho desenvolvido em prol da educação em mais de vinte anos de história.

Ainda no âmbito destas celebrações a presidente foi convidada pelo comandante do Primeiro Distrito Naval, vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha a participar da inauguração da Delegacia Fluvial de Furnas, unidade da Marinha no Sul de MG, que contará com 34 militares, entre oficiais e praças. Ativada nesta quinta-feira (23), em São José da Barra (MG), a unidade representa a Marinha do Brasil na região no Lago de Furnas.

O momento foi significativo para a FADECIT, pois, a presidente Jacqueline pode manter contato com diversas autoridades e personalidades importantes, dentre as quais, além do vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, o Capitão de Corveta Fábio Luís Moreira Jacobucci Bambace – que foi empossado como delegado da Marinha – cuja missão será fiscalizar as embarcações e dar mais segurança para quem trabalha ou se diverte no Lago de Furnas. Também foi registrada a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Carlos Arantes. A prefeita de Delfinópolis Suely Alves, o prefeito da cidade anfitriã Paulo Sergio Leandro de Oliveira e Luiz Carlos Ciocchi, presidente de Furnas, estiveram presentes, além de diversos prefeitos dos municípios que compõem o lago de Furnas, políticos, autoridades do Judiciário, e demais representantes da sociedade civil. Estavam previstas as presenças do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel e do Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant. No entanto, por conta das chuvas torrenciais na capital e região, não foi autorizado o voo que viria de Belo Horizonte.

Com a inauguração, a unidade conta com equipes que terão postos fixos do trabalho que inclui fiscalização de documentos de embarcações, habilitação de condutores, conservação do material usado como salva-vidas e respeito às regras de navegação. A sede fica às margens do lago e tem quatro prédios administrativos, com aproximadamente quatro mil metros quadrados. A estrutura tem área administrativa, sala de atendimento ao público, salas de ensino profissional marítimo, garagem de embarcações e viaturas terrestres, além de alojamentos. No local, também serão feitos serviços como capacitação de condutores de embarcações, regularização de habilitações e registros.

Para sediar a segunda delegacia fluvial de Minas Gerais, São José da Barra, no sul do estado, foi a cidade escolhida. O município de São José da Barra foi distrito de Passos até 1939, a partir daí passou a pertencer ao município de Alpinópolis.
É um dos municípios mais jovens e mais ricos da região sudoeste de Minas Gerais devido ao ICMS da Usina. Sua emancipação ocorreu em 21 de dezembro de 1995.  

A presidente Jacqueline Ávila manifestou-se à assessoria de comunicação da Fundação sobre seu entusiasmo, dizendo que, a solenidade foi importante, não apenas por destacar a FADECIT em ambiente tão distinguido, mas, sobretudo pelos contatos que puderam ser entabulados. “Esses ritos institucionais são importantes porque, ao mesmo tempo, é uma preservação da memória militar e também uma inovação. A ativação da delegacia fluvial será importante para a segurança de quem frequenta o lago de Furnas. Parabenizamos o delegado Fábio Bambace e agradecemos o vice-almirante Flávio Rocha pela medalha que recebi homenageando também a FADECIT”, disse a presidente.

Fontes: G1 – Sul de Minas e portal R7. Fotos: Luiz Gomes.