Presidente da FADECIT viaja à Juiz de Fora e é recebida pelo Prefeito Antônio Almas.

26 de setembro de 2019

Inovação é a resposta para uma gestão eficiente. De certo modo, atraídos pela ideia de eficiência e qualificação, parte empenhada de nossos gestores, vêm suprindo as deficiências históricas de nosso sistema cercando-se de servidores competentes. Foi essa percepção que a Presidente da FADECIT, Jacqueline Ávila Ribeiro, o Executivo Institucional Saulo Serrinha e o Assessor da presidência João Medina, tiveram ao se reunirem com o Prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, e os Secretários Rômulo Rodrigues Veiga e Denise Vieira Franco, responsáveis, respectivamente, pelas pastas de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Secretaria de Educação.

O município da Zona da Mata Mineira, distante 283 km da capital mineira, é um ator fundamental no desenvolvimento da região. A agropecuária, a indústria e os serviços são os carros chefes da economia local.

Juiz de Fora, com uma população de mais de meio milhão de pessoas, conta com 12 faculdades credenciadas pelo MEC, sendo 10 privadas e duas públicas federais. As duas instituições federais, são a Universidade Federal de Juiz de Fora, fundada em 1960 e considerada umas das melhores universidade do estado de Minas Gerais com 14ª posição entre as universidades brasileiras segundo ranking internacional em 2018 (U.S. News & World Report ) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Com 95% da população alfabetizada (dados de 2012) a cidade era a terceira com menor índice de analfabetismo (acima de 15 anos) no estado, segundo pesquisa do IBGE, publicada naquele ano.

Com essas credenciais, a Presidente Jacqueline Ávila, apresentou ao Prefeito Antônio Almas, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rômulo Veiga e a Secretária de Educação, Denise Franco, a FADECIT, entidade criada há duas décadas para apoiar, entre outras funções, os projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado (UEMG).

Com incontestes trabalhos nas áreas de qualificação profissional, elaboração e organização de concursos públicos e no gerenciamento de projetos audiovisuais – em trabalhos reconhecidos pelo público como a TV Justiça, em Brasília ou no sucesso de certames de instituições renomadas como a EMATER-MG e a FAB – a Presidente garantiu ao Prefeito, e aos seus secretários, que a FADECIT é certamente uma parceria fundamental nesse processo de inovação, no qual sua administração se encontra abalizada – com gestores eficientes, focados em um projeto  político e administrativo, transparente e participativo – desde sua gênese até a implantação.

A Presidente defendeu que a implantação de uma agenda que abram caminhos efetivos para melhorar a administração de nossas cidades é possível, com o apoio de organizações externas, sociais ou de iniciativa privada – como é o caso da FADECIT – Essas instituições, segundo a Presidente, traz expertise, conhecimento e qualidade, criando eficiência no serviço oferecido pelo município – seja ele na organização de um concurso público ou na qualificação e capacitação dos servidores municipais.

A prestação do serviço oferecido pela administração pública é um desafio, muitas vezes, enfrentados pelo gargalho do sistema: a falta de recursos e a burocracia endêmica. Diante de tudo isso ficou evidente que FADECIT poderá aportar muito à administração do Prefeito Antônio Almas, oferecendo conhecimento e qualidade.  A reunião encerrou-se com um convite feito pela Presidente ao Prefeito e a sua equipe, para conhecer in loco, a estrutura da Fundação em Belo Horizonte, seu acervo de antigos projetos e a equipe técnica que organiza os concursos públicos e gerencia os projetos.

(Assessoria de Comunicação)