Realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Diretor da FADECIT.

24 de julho de 2020

O Conselho Diretor da FADECIT – Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais realiza em Belo Horizonte, às 9h30 de sexta-feira (24), a sua 1ª Reunião Ordinária.

Agendada para março a reunião foi cancelada naquela ocasião por causa da primeira fase da quarentena imposta pela chegada do novo coronavírus. Após quatro meses o Conselho se reuniu sob estrito protocolo de observação das normas sanitárias, decretadas pelas autoridades municipais e cumpridas exemplarmente pela Fundação.

Desde o início da pandemia a FADECIT vem observando todos os cuidados práticos e intensificou em suas mídias conteúdos informativos sobre a doença. Concedeu férias a maioria dos funcionários e a outros colocou em home office. À medida que avançou a crise sanitária, a FADECIT não abaixou a guarda. Com o retorno dos funcionários à sede, manteve os aprendizes e estagiários em casa, permitindo-lhes a vinda uma vez na semana, mesmo tendo a autorização das empresas responsáveis pela gestão desses projetos utilizados pela FADECIT.

Mudou o dia e os horários de funcionamento da sede, funcionando apenas as segundas, quartas e sextas-feiras. E como não podia ser de outra forma, aumentou a higienização interna, assumindo as recomendações dos especialistas e epidemiologistas.

Diferentemente do Conselho Curador formado por 18 membros – muitos incluídos no grupo de risco – e do Conselho Fiscal, cuja dinâmica é diferente, o Conselho Diretor, na atualidade com seis membros, reuniu-se presencialmente, na sala dos Conselhos (um pequeno auditório) com amplas janelas e capacidade para 25 pessoas, onde pode ser observado o distanciamento, muito além do recomendado.

 Na pauta foram discutidos assuntos importantes do dia a dia da Fundação e deliberados temas institucionais sensíveis. No próximo dia 30 realizar-se-á a primeira reunião ordinária do Conselho Curador (remotamente) e como praxe, o Conselho Diretor se reúne para analisar os pareceres do Conselho Fiscal e mediante esses exames e outros debates, oferecer subsídios e assistência ao Conselho Curador em sua função deliberativa.

Conduzida pela Presidente do Conselho – e da FADECIT – Profª. Jacqueline Ávila Ribeiro, estiveram presentes, além do vice-presidente, José Arnaldo da Matta Machado, os Conselheiros Adair Fraga, Moacyr Laterza Filho e Giselle Hissa Safar. O secretário ad hoc foi o assessor da presidência, João Medina.

A Presidente detalhou, em seu discurso, as atividades realizadas pela FADECIT durante o exercício de 2019, a importância do trabalho realizado – em seu primeiro ano de gestão – e os resultados atingidos. Falou, também, dos eventos realizados, da reestruturação interna, do apoio aos funcionários e da promoção da missão precípua da FADECIT: apoiar o desenvolvimento da Educação e da Ciência, através dos projetos levados a cabo pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

As reuniões do Conselho Diretor, além de exigidas pelo Estatuto vigente e Ministério Público (Promotoria de Curadoria de Fundações) são fundamentais para garantir uma melhor gestão estratégica da FADECIT, assim como, um planejamento eficiente e participativo para o ano difícil que atravessamos.