Presidente da FADECIT participou na ALMG, de sessão solene comemorando os 30 anos da UEMG.

4 de outubro de 2019

Fundada em 1989, a Universidade do Estado de Minas Gerais, completa neste ano, três décadas servindo a comunidade mineira. Para celebrar a efeméride, decorrente disso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebrou  uma Reunião Especial, no dia 03 de outubro, na qual esteve presente, representando a FADECIT (e seus Conselhos orgânicos, além dos colaboradores) a Presidente da Entidade, Professora Jacqueline Ávila Ribeiro, que foi em 2012, Diretora da renomada Escola de Design (ED-uemg), um dos centros capilares da Universidade.

A UEMG foi criada pela Constituição Mineira e em 1989 iniciava sua trajetória. Em três décadas de História a Universidade foi estabelecendo sua identidade própria e hoje é uma instituição multicampi, presente em diversos municípios mineiros. Em 1998 ganhou o terreno, onde futuramente será construído o Campus Aluísio Pimenta.

Aliás, o Fundador da FADECIT, é uma personagem indissociável da História da Universidade, sendo seu primeiro Reitor e criador da Fundação que serviria ao longo desses anos de apoio aos projetos desenvolvimentistas e extensionistas da instituição. Não por menos, nas exéquias do saudoso Professor, o então Reitor Dijon de Moraes Júnior, disse: “Para a UEMG o Professor é insubstituível. Nós o consideramos o fundador da UEMG. A concepção e o primeiro projeto da universidade é dele”.

A UEMG é filha da liberdade – expressão tão cara aos mineiros e presente não somente na bandeira do Estado, mas também, no ideais que nortearam os inconfidentes – é fruto, também,  da redemocratização, iniciada após o movimento das “Diretas já” e sua consolidação está expressa pelos deputados estaduais na chamada Constituição Mineira, marco fundacional das políticas e ações contemporâneas.  Com 77% de estudantes oriundos de escolas públicas, a UEMG exerce, hoje, um importante papel na democratização do ensino superior, nos rincões de todo o Estado, através de seus polos acadêmicos.

O criador da FADECIT, Professor Aluísio Pimenta, foi o primeiro Reitor da UEMG, função que mais tarde voltaria a exercer. Ele é lembrado como defensor da autonomia acadêmica, da pesquisa e da assistência. Não por menos, em 1996 – junto a outros, que também acreditavam no Projeto da UEMG – criariam a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – FADECIT, que desde então, está ligada, não apenas estatutariamente, bem como por laços fraternos e cordiais à Universidade.

Destes 30 anos comemorados pela UEMG, 23 foram trilhados ao lado da FADECIT, que aportou, além de recursos, apoio institucional e amizade.

Sinal desta amizade é a composição do Conselho Curador e Diretor, onde a Universidade detém porção significativa, além de uma vaga Institucional, reservada ao reitor de turno. Fruto desta relação está presente, também, na atual direção da FADECIT, composta ambos – Presidente e Vice-presidente – procedentes do corpo docente da Universidade, onde exerceram cargos de diretores na Escola de Design. O Vice-presidente José Arnaldo da Matta Machado foi até recentemente, Diretor na citada faculdade.

A audiência solene para comemorar os 30 anos da UEMG foi celebrado no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e contou com a presença de diversas autoridades civis e acadêmicas, representantes do mundo da Cultura e das artes, alunos, professores, servidores e ex-alunos.  A atual Reitora Professora Lavínia Rosa e o Vice-reitor Professor Thiago Torres, representando a comunidade acadêmica foram os anfitriões.

A Presidente da FADECIT, Jacqueline Ávila Ribeiro, ao término da sessão disse: “Hoje, a UEMG é parte do dia a dia de Minas Gerais, símbolo de nossa capacidade e criatividade, em meios às dificuldades de todo tipo. Quantos amigos, projetos, negócios, empresas e famílias não se formaram aqui? Sinto-me orgulhosa de fazer parte deste enredo. E mais ainda, à frente da FADECIT, que continua firme seguindo os passos desta história”.

(Comunicação FADECIT)