Visite o memorial do Professor Aluísio Pimenta e celebre a Semana de Museus.

15 de maio de 2017

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus. Foi escolhido o dia 18 de maio. O Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade dos museus se aproximarem de seus públicos e divulgarem o papel destas instituições para a sociedade.

O tema para o Dia Internacional de Museus 2017 é “Museus e histórias controversas: dizendo o indizível em museus” (Museums and contested histories: Saying the unspeakable in museums).

É comum que diversas instituições ligadas á memoria celebrem nestes dias a semana de museus.

O tema deste ano ressalta o papel dos museus que, pondo-se a serviço da sociedade, podem converter-se em centros de pacificação das relações entre os povos. Os museus, memoriais e afins, cumprindo sua missão de custodiar a memoria coletiva de um povo se destacam como um primeiro passo para imaginar um futuro comum sob o signo da reconciliação.

Na sede da FADECIT, localiza-se o Memorial do Professor Aluísio Pimenta. Nele, guardamos o acervo pessoal, medalhas, roupas, fotografias, objetos e sua biblioteca privada. No último ano sua biblioteca foi ampliada com a chegada dos livros que pertenceram ao ex-presidente da Fundação e Reitor da UEMG, José Antônio dos Reis.

A FADECIT apoia, estimula e acredita que a Educação é indispensável para melhoria da qualidade de vida de todos. É, pois, importante, a manutenção do passado. O memorial do Professor cumpre essa missão.

Aproveitando a semana de Museus, a FADECIT, abre as portas do Memorial para a comunidade em geral.

O Horário de Funcionamento é de 9h às 15h. Podendo agendar a visita ligando para o telefone 3319 8700.

Compartilhe
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page