BREVE HISTÓRICO DA FADECIT

24 de abril de 2021

Em 08 de dezembro de 1995 o professor Aluísio Pimenta – naquele tempo reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – presidiu a reunião em que instituíra a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e tecnologia de Minas Gerais-FADECIT, cujo objetivo era fomentar a pesquisa e extensão na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG: mediante a concessão de auxílios a projetos e bolsas – além de promover também, a prestação de serviços nas áreas técnicas, científicas e administrativos junto a órgãos públicos e privados. A criação de uma Fundação de caráter científico, cultural e tecnológico se deu “depois de um longo intercâmbio de ideias” e foi engendrada a partir das conversas e conselhos dos amigos mais próximos ao professor Aluísio Pimenta, como por exemplo, o professor Ramon Villar Paisal, por aquele então, diretor de recursos humanos da Fundação João Pinheiro da FAE/MEC. Após meses de debates entre os instituidores, em 24 de abril de 1996, foi aberto o cadastro nacional da pessoa jurídica – CNPJ, marcando oficialmente a existência da instituição5.
O atual nome da Fundação, cuja sigla FADECIT o torna usual, é Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, sendo também, sua razão social. Não obstante, na ata da primeira reunião6 da Fundação após o registro oficial (16 de agosto de 1995) os Instituidores enfatizaram a escolha do nome fantasia: Fundação Renato Azeredo – FRAMINAS7.
O antigo nome permaneceu até 2016 quando houve nova mudança do Estatuto e redesenhou-se a estrutura orgânica da Fundação. Além da criação de uma nova marca8, feita pela Escola de Design da UEMG, foi aprovado o Estatuto e, seu registro, referendado pelo Ministério Público, por meio de sua Curadoria de Fundações. Inspirada nos contornos sinuosos do edifício-sede da Fundação, a nova identidade resume o espírito de vanguarda e tradição, marcas importantes da FADECIT, além de reafirmar seu compromisso com a Educação.

Embora conste em ata a instituição da FADECIT em 08 de dezembro de 1995, se convencionou, não obstante, comemorar o aniversário da Fundação, nesta data.
Naquela época, o Reitor da UEMG, exercia o cargo de presidente da Fundação, tendo sido, portanto, realizada a assembleia, na sala dos Conselhos da reitoria da UEMG, então alojada no seu histórico prédio da Praça da Liberdade, onde atualmente funciona o “Espaço UFMG do conhecimento”.
O nome fantasia permaneceu até 2016. A escolha do nome se deu por vontade dos Instituidores com a finalidade de homenagear o político mineiro, advogado de formação. Na politica exerceu diversos cargos, entre os quais, prefeito, deputado estadual e federal, subchefe da casa civil no governo JK e secretário de Estado.
A marca FADECIT, foi criada pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por uma equipe qualificada de professores e alunos. Portanto foi um produtor intelectual. A utilização, alteração e manutenção da marca, obedecem a um Manual de Utilização da mesma, elaborado pela Equipe de Criação. Com a nova marca a FADECIT quis reafirmar seu compromisso com a Educação, pretendendo inserir a todos – funcionários e parceiros – numa nova etapa da História da Instituição. A nova marca está mais moderna, arrojada e atual, mantendo o perfil adquirido pela Fundação ao longo dos anos: investir em projetos que busquem a transformação social, por meio dos ensinamentos e do legado deixado pelo seu fundador e primeiro Presidente, Professor Aluísio Pimenta e da inesgotável contribuição de todos que ajudaram em sua estruturação.

A FADECIT nasceu da necessidade de se criar uma instituição comprometida com o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional que pudesse colaborar com a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, em suas ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Originalmente, até adquirir uma sede própria, a Fundação alojou-se em outros espaços, como aquelas duas salas na Gameleira, disponibilizadas pelo CENDRHE/UEMG. Foi neste espaço incipiente que a Fundação funcionou álacre. Para viabilizar o que era uma necessidade e um sonho comum, ao término do mandato de reitor e de presidente da Fundação em 1999, Aluísio Pimenta deixava adquirido e em fase final de adaptação, a primeira sede própria da Entidade, na pequena Rua Bedran Saad Bedran, nº 432, no Bairro Nova Suíça.

Nestes anos, a seriedade e a inovação, marcaram a trajetória exitosa da Fundação. E foi delimitando seu espaço no terceiro setor que a Fundação traçou um caminho ascendente e, em 2014, por necessidade expansiva e, acompanhando a tendência promovida com a vinda da Cidade
Administrativa para o vetor norte da capital, inaugurou uma nova sede, às margens da Avenida Dr. Cristiano Machado.

O professor Aluísio Pimenta se cercou de pessoas bem preparadas para instituir uma fundação que apoiasse as pesquisas já existentes em algumas unidades da UEMG. Os instituidores da Fundação acataram a ideia do reitor da universidade e trabalharam, dia e noite, para a consolidação dessa instituição, o que não era fácil, pois cada um dos instituidores tinham seus afazeres profissionais e com altruísmo e abnegação resolveram encarar o desafio de levar adiante essa meta.

A construção da Fundação deveu-se a personagens indispensáveis, cuja marca sempre fará parte de nossa história; alguns públicos e notórios, outros anônimos, mas todos imbuídos de um propósito: contribuir para o bem-estar da sociedade, com responsabilidade, ética, qualidade e transparência, visando ao desenvolvimento social.
A FADECIT, conforme define o art. 10 do seu Estatuto, tem sua estrutura orgânica sustentada por três Conselhos essenciais: CURADOR (órgão máximo, com função deliberativa e normativa), DIRETOR (com função gestora) e o FISCAL (órgão de fiscalização). A presidente, atualmente, professora Jacqueline Ávila Ribeiro e seu vice, professor José Arnaldo da Matta Machado, são ambos, presidente e vice dos Conselhos Curador e Diretor. O Conselho Fiscal, cujos membros são indicados e escolhidos pelo Conselho Curador, tem um presidente próprio, vice, sala de reuniões, sala dos conselhos, um auditório com estrutura completa, salas de aulas e estudos, além do Memorial construído para custodiar a memória e os objetos do Fundador, Prof. Aluísio Pimenta. O espaço memorialístico guarda o acervo bibliotecário do Prof. Aluísio e do também, expresidente da FADECIT e reitor da UEMG, Prof. José Antônio dos Reis. Além de outros objetos: medalhas, fotos e etc.

Ousadia sempre foi uma aliada da Fundação. Conhecedora dos seus limites, mas focada no objetivo para qual foi criada, estreitou ainda mais os laços com a sua maior parceira, a Universidade do Estado de Minas Gerais. Sempre que solicitada, a Fundação, na medida do possível, apoiou as ações da UEMG. Afinal, ela foi instituída para isso. Passou por momentos difíceis, inicialmente sem uma sede sequer, dividindo espaços, até comprar sede própria, ampliar e mudar novamente para um dos pontos mais importantes da capital mineira. Ao longo dos anos, a FADECIT realizou importantes projetos com clientes na esfera municipal, estadual e federal. E desenvolveu expertise em capacitação e qualificação profissional, além de ter adquirido know-how em realização de concurso de grande e médio porte: Instituições públicas e privadas de grande relevância demandam da FADECIT suporte, apoio e gestão dinâmica e inovadora. Sem dúvida, esse é o nosso patrimônio.. O portfolio de clientes/parceiros da FADECIT conseguiu ao longo dos anos ser atrativo e significativo conseguindo potencializar o uso social dos projetos através de parcerias que incorporassem conhecimento e tecnologia.
Todos os presidentes12 da Fundação, assim como todos os parceiros e funcionários que trabalharam nela, contribuíram tanto em sua gênese quanto para a consolidação e visibilidade – não só da entidade, mas de sua missão – como apoiadora da UEMG e promotora de projetos que viabilizem o desenvolvimento da educação, pois, a construção de uma sociedade melhor se realizará quando o acesso à educação de qualidade seja uma realidade, já que, “Só a educação fará do Brasil um país fácil de governar, difícil de dominar e impossível de escravizar” (icónica frase do Prof. Aluísio Pimenta).

A FADECIT apresenta um setor respaldado por uma equipe altamente qualificada, com profissionais competentes, responsáveis e comprometidos. Unindo habilidades técnicas, conhecimentos, práticas, tecnologias e processos organizacionais que permitem o desenvolvimento de todo o processo seletivo desde o Edital até a homologação final, integrando com valores que fazem o diferencial da Gestão Concursos: parceria com o cliente, competência estratégica e operacional, confidencialidade, segurança e conduta ilibada.
12 Desde sua Fundação, em oito de dezembro de 1995, até a atualidade, a FADECIT já teve 9 presidentes. Ei-los:
(Período em que o Reitor da UEMG era o presidente da FADECIT)
Prof. Aluísio Pimenta
Prof. José Antônio dos Reis (Delegado pelo então reitor Gerson Bozon)
Prof. Gerson de Brito Mello Bozon
Profª. Marilia Sidney de Souza Mendonça
-Profª Janete Gomes Barreto
(Período em que o reitor deixa de acumular ambas as funções)
Prof. Aluísio Pimenta
Profª Wanda Júlia Carvalho de Lacerda
-Prof. Gilson Soares (assumiu após renúncia da Prof.ª Wanda) – Profª Jacqueline Ávila Ribeiro.