OS NOVOS INTEGRANTES DOS CONSELHOS CURADOR E DIRETOR DA FADECIT TOMAM POSSE.

21 de julho de 2022

Dez novos conselheiros tomam posse na FADECIT para mandato de quatro anos.  A reunião de assinatura do termo aconteceu na quarta-feira, 20 de julho e foi conduzida pela Presidente da Entidade Professora Jacqueline Ávila Ribeiro.

Na cerimônia foram empossados como componentes do Conselho Curador o economista Adair Fraga de Morais, os advogados Edilson José de Carvalho Cruz e Gustavo Leão de Carvalho Cândido. A professora Heloisa Nazaré dos Santos e o especialista em políticas públicas, Rafael Maia Nogueira.

Também, foram investidos os membros do Conselho Diretor: os professores Giselle Hissa Safar, Michelle Gonçalves Rodrigues e Moacyr Laterza Filho. O advogado Eduardo Nelson Senna assumiu a vaga de suplente.

A reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues (Curador) e o contador Francisco de Abreu Lima Filho (Diretor) assinarão o termo oportunamente.

O secretário ad hoc dos Conselhos João Luiz de Souza Medina, fez a leitura do termo de posse dos novos integrantes do colegiado.

Em seu discurso, a presidente deu boas-vindas e falou da satisfação em receber os novos Conselheiros, que passam a integrar o órgão no quatriênio 2022/2026. Jacqueline Ávila destacou que os novos membros “com suas brilhantes trajetórias profissionais na educação, economia, administração e direito, além das reconhecidas competências, irão engrandecer a FADECIT nos próximos quatro anos”.

Na mesma solenidade foram votados os nomes daqueles indicados a compor o Conselho Fiscal.

A FADECIT completou neste ano vinte e seis anos. A criação de uma Fundação de caráter científico, cultural e tecnológico se deu “depois de um longo intercâmbio de ideias” e foi engendrada a partir das conversas e conselhos dos amigos mais próximos ao professor Aluísio Pimenta, como por exemplo, o professor Ramon Villar Paisal, por aquele então, diretor de recursos humanos da Fundação João Pinheiro da FAE/MEC. Um dos grandes objetivos dos instituidores foi, através da FADECIT,  fomentar a pesquisa e extensão na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG: mediante a concessão de auxílios a projetos e bolsas – além de promover também, a prestação de serviços nas áreas técnicas, científicas e administrativas junto a órgãos públicos e privados.

A estrutura orgânica da FADECIT é composta de três Conselhos (Curador, Diretor e Fiscal).  O Conselho Curador é o órgão máximo e detêm as funções deliberativa e normativa.  Seu colegiado é formado de sete membros, com três vagas preenchidas por membros indicados pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, cuja atual reitora, a Professora Lavínia Rosa Rodrigues atém uma vaga institucionalmente.

O Conselho Diretor tem a função gestora e é composto de cinco membros, contendo, igualmente, representantes indicados pela UEMG. Ambos os Conselhos são presididos pela Presidente da FADECIT, Professora Jacqueline A. Ribeiro.

O Conselho Fiscal é composto de três integrantes indicados pelo Conselho Curador e tem a evidente função de fiscalização da FADECIT. Sua presidência é independente e escolhida entre seus pares.