Presidente da FADECIT visita a Escola de Design na Praça da Liberdade

12 de novembro de 2020

O bom filho a casa torna, diz o ditado popular. Na tarde de quarta-feira, 11 de novembro, a Presidente da FADECIT, Profª Jacqueline Ávila Ribeiro, foi recebida pela Diretora da Escola de Design da UEMG, Profª Heloísa Santos. 

No encontro também estavam presentes a Profª Telma Martins, o fotógrafo Ruy Alves e o assessor da presidência da FADECIT, João Medina.  

 A Profª Jacqueline Ávila foi Diretora da Escola de Design em 2012/16.  

 O prédio modernista da esquina da Rua Gonçalves Dias com Avenida João Pinheiro, em frente à Praça da Liberdade – que por quase meio século abrigou a sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG, foi projetado pelo arquiteto Raphael Hardy Filho e inaugurado em 1965.  

Situado no “Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade”, foi tombado em 1977 pelo IEPHA.   

Em 2020 a Escola de Design foi transferida para a nova sede na Praça da Liberdade, depois de um longo processo, iniciado em 2010, com a transferência do Ipsemg para Cidade Administrativa. Antes, a Escola  funcionava na Avenida Antônio Carlos, próximo ao campus da UFMG.  

A ida da Escola de Design significa oferecer ao conjunto dos equipamentos culturais ali reunidos, “uma instituição que ao longo de seus mais de 50 anos de existência desenha a história do design mineiro”.  

O Espaço Cultural Escola de Design integra o Circuito Liberdade e funciona desde dezembro de 2019.  

Fazer parte do conjunto dos  equipamentos culturais da Praça pode ajudar a escola de Design cumprir seu objetivo: “mostrar o design de forma concreta, objetiva e democrática, revelando à sociedade uma face importante de sua cultura material – o design, do passado, do presente e prospecções de futuro”. 

A Presidente da FADECIT, Profª Jacqueline, após reunir-se com a Diretora da Escola, Heloísa Santos e a Professora Telma Martins (responsável pelo NIPP e pela área cultural) visitou todo o edifício – que está novinho em folha – mas infelizmente, devido a pandemia,  sem a presença dos alunos e professores.  

A Presidente ficou encantada com a reforma do edifício e expressou: “Estou muito satisfeita com a qualidade estrutural da nova sede. Acredito que contribuirá, positivamente, para formação dos alunos”.  

Com informações da  Assessoria de Comunicação Eduemg.